Apoio a candidatura dos professores Jailson Andrade e Evelina Hoisel, respectivamente para Reitor e Vice-Reitor da UFBA, por acreditar na sua proposta de trabalho consistente e objetiva, que deverá elevar o alto padrão de qualidade de ensino, pesquisa e extensão na UFBA. A longa trajetória profissional dos professores dá credibilidade e sustentabilidade à sua proposta de trabalho na Reitoria.

Desde 1991, quando comecei a conviver profissionalmente com Prof. Jailson, pude acompanhar as suas ações construtivas, que muito contribuíram para o crescimento e a sedimentação da pesquisa e do ensino de pós-graduação do Instituto de Química da UFBA. O Prof. Jailson sempre se destacou pelo seu dinamismo e capacidade de trabalho e de agregação, mesclado com forte dose de otimismo, que contagia e agrega os que estão ao seu redor, motivando-os a enfrentar desafios e crescer profissionalmente. Como resultado das suas ações, o Programa de Pós-Graduação foi sedimentado e ampliado, com a instalação de pesquisadores de outros Estados e pela qualificação dos professores da instituição. Em paralelo, foi instalado um parque instrumental que coloca o Instituto de Química como uma das instituições mais bem equipadas do País e com um Programa de Pós-graduação sedimentado, que tem atraído alunos de outros Estados e do exterior. Esse avanço obviamente refletiu no ensino de graduação, que passou a contar com um corpo docente mais qualificado e com laboratórios mais bem equipados.

O trabalho do Prof. Jailson foi ampliado durante a sua gestão na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA onde, entre outras ações, atuou decisivamente no Programa PIBIC, melhorando de forma marcante o nível do programa e gerenciando-o de forma transparente.

Esses e outros exemplos, na trajetória profissional de sucessos do Prof. Jailson, tanto em ações acadêmicas quanto administrativas, me faz crer que ele é o candidato ideal para Reitor.

A sua longa experiência na Academia, o seu dinamismo, a sua capacidade de inovação e a sua competência administrativa é a garantia do cumprimento da sua proposta de trabalho.

A sua ampla visão dos problemas e deficiências da UFBA, mas também de uma clara noção do seu potencial de crescimento, me faz acreditar na sua promessa de REQUALIFICAR A UFBA, garantindo o seu crescimento saudável e sem distorções.

Maria do Carmo Rangel Santos Varela
Professora Titular do Instituto de Química da UFBA

VOLTAR