Apoio com muito entusiasmo as candidaturas de Jailson Andrade e Evelina Hoisel para, respectivamente, Reitor e Vice Reitor da UFBA, por que defendo uma Universidade autônoma, consciente de seu papel e que mantém vivos os princípios que norteiam a sua missão: geração de conhecimento, formação de recursos humanos qualificados e prestação de serviços à sociedade.

Apoio-os por que são defensores da universidade pública, gratuita e de qualidade e, também, porque sabem que o cumprimento da missão social da universidade somente é possível com uma gestão democrática, profissional, ágil, eficiente e participativa, tendo a liberdade acadêmica e a atividade fim como seus principais pilares.

Apoio-os pela dedicação à UFBA, pelo trabalho que exercem na graduação e na pós-graduação, pelo reconhecimento que têm de seus pares e pela comprovada experiência acadêmica e administrativa.

Apoio-os por que são estudiosos da Universidade, conhecedores de sua estrutura e têm consciência de que o êxito de um reitorado depende fundamentalmente do planejamento, do foco na missão institucional, da boa gestão de pessoal, do gerenciamento adequado de recursos financeiros e de investimentos em infra-estrutura física, equipamentos e tecnologia da informação.

Apoio-os pelo compromisso assumido de buscar o diálogo constante, ouvir e respeitar os Conselhos Superiores e os órgãos colegiados e, assim, assegurar a participação ativa de alunos, docentes e funcionários nos destinos da UFBA.

Apoio-os por priorizar o ensino de graduação e a assistência aos estudantes, bem como as artes e atividades relativas ao processo cultural.

Apoio-os pela coragem de enfrentar o desafio do crescimento qualitativo e quantitativo, buscando o progresso e a transformação da UFBA. E por estarem prontos para implementar as mudanças necessárias, requalificando suas atividades de ensino, pesquisa extensão e administração financeira e patrimonial.

Apoio-os por que serão capazes de conduzir a UFBA com equilíbrio e assegurar o cumprimento de sua missão social, assentada nos princípios da ética, da pluralidade e da responsabilidade social.

Wilson Araújo Lopes
Professor Adjunto do Instituto de Química da UFBA
Ex-Diretor do Instituto de Química (1996-1998) e Ex-Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UFBA (1998-2002).

VOLTAR